PELE NEGRA: MANCHAS

LINKS PATROCINADOS

A pele negra ou morena é invejada por muitas pessoas, não só por ser uma cor bonita, mas também por ser mais resistente que a pele clara. Quanto mais escura for a pele mais melanina ela terá. E é a melanina que protege a pele contra os raios do sol que causam o envelhecimento precoce da pele. As negras têm um protetor, digamos… Natural. É ou não é uma maravilha?

Além de ser mais resistente aos efeitos do sol, a pele negra é mais espessa que as outras, sendo mais elástica e resistente. Esse fator é uma resistência ao surgimento das rugas e outras marcas de expressões. Até as celulites afetam menos as mulheres de pele negra já que a musculatura é mais firme, dificultando o aparecimentos dos terríveis furinhos.  

A melanina ao mesmo tempo que protege também tem um efeito indesejável, que são manchas escuras que acabam incomodando um pouco. Essas manchas costumam aparecer em regiões que sofreram algum tipo de agressão, como acnes, peeling, cirurgias, queimaduras, depilações e outros. Como a pele negra também é abundante em colágeno, após tratamentos estéticos pode ocorrer um hiperpigmentação, ou a formação de cicatrizes.

Por conta disso é importante ter sempre muito cuidado com qualquer tratamento estético que você vá se submeter. Por exemplo, na hora de depilar (quando a depilação for definitiva, tenha certeza de que o laser usado é próprio para o seu tipo de pele), escolha o método que cause menos irritação a sua pele, se notar algum tipo de irritação tente mudar o método. Se alguma região ficar irritada ou algum pelo ficar encravado, com certeza vai ficar uma mancha preta que é bem difícil de tirar.

LINKS PATROCINADOS

A atenção também vale na hora de fazer cirurgias, a pele negra tem mais facilidade de formar cicatrizes, por isso é melhor consultar um médico dermatologista para ver o que pode ser feito para evitar os quelóides. Para evitar manchas use filtro solar (fator 8), diariamente, se as manchas persistirem procure orientação médica e não faça use de produtos (ácidos ou clareadores) a menos que tenham sido receitados.

É comum que a pele negra adquira tons esbranquiçados, causados pelo atrito com as roupas, calçado e outros. Pra solucionar esse problema, é importante manter a pele sempre bem hidratada (principalmente nas áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pés), fazendo esfoliação uma vez por semana para renovar as camadas da pele. Dê preferência aos sabonetes líquidos ou a base de glicerina. Use produtos específicos para sua pele, evite os produtos oleosos.

Atualmente existe uma série de produtos que foram desenvolvidos especificamente para a pele negra, são sabonetes, cremes faciais, hidratantes e outros, que você pode usar para manter a pele sempre bonita, basta um pouco de cuidado.

Leia mais:


Comente!

site statistics